1909

Sr Atílio Miotto iniciou a produção de suínos no interior do Rio Grande do Sul, na Vila Maria, para atender seu pequeno comércio local. ( Na Foto Atílio Miotto à esquerda, com o proprietário do antigo e Histórico Frigorifico Borella, da região de Marau – RS, o qual era um dos principais fornecedores de matéria prima para a agroindústria.

1940

Filho do Sr. Atílio Miotto, Luiz Antônio Miotto, se muda para Concórdia, Santa Catarina, na Vila Tamanduá levando consigo reprodutores herdados do pai para atender a demanda por Banha Suína.

1951

Sr. Luiz Antônio Miotto muda-se para Palmeirinha, hoje município Coronel Vivida - PR onde tinha moinho de milho, produzia e comercializava suínos para os mercados de Ponta Grossa, PR, São Paulo e Rio de Janeiro.

1965

Sr. Luiz Antonio Miotto muda-se para comunidade São Francisco, atualmente localizada no município de São Pedro do Iguaçu, Paraná, onde adquiriu uma propriedade para dar continuidade à criação de suínos e seu comércio nas capitais.

1974

Filho do Sr Luiz Antônio Miotto, Alcides Antônio Miotto, finaliza os estudos e retorna para a propriedade para ajudar nos negócios da família, a “MILONGO", que nesta época atuava com Agricultura, Suinocultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Mercado local, Comércio de Grãos, Postos de Combustíveis e Restaurante.

1975

Com a implantação do Fomento pela Sadia vislumbrou-se o mercado de reprodutores dandose início ao comércio de reprodutores suínos.

1976

Atendendo as normativas da época a atividade de Suinocultura na BIRIBA'S AGROPECUÁRIA se torna oficialmente uma granja de Reprodutores Suínos de Raças Puras. ( 1º inspeção oficial das leitoas ) Cristóvão, Luiz Miotto, Zanella.

1977

A BIRIBA'S AGROPECUÁRIA torna-se uma das pioneiras no uso de sêmen congelado de suínos com sucesso.

1978

A BIRIBA'S AGROPECUÁRIA torna-se reconhecida nacionalmente e na América do Sul pela comercialização e participação em Exposições Feiras de Reprodutores Suínos em todos os estados da Nação. brasileiros e países vizinhos

1988

Mercado internacional se abrindo e participações de feiras principalmente no Paraguai, onde se destacava pelos premios recebidos.

1989

Com o mercado de crescente de reprodutores suínos no Brasil vislumbrou-se a necessidade da implantação de um Programa de Melhoramento Genético de Suínos.

1990

Com a contratação dos serviços do Dr. Renato Irgang inicia-se o trabalho de Melhoramento Genético de Suínos.

1992

Pioneira nacional na implantação do sistema SPF ("Specific Patogen Free) com o projeto "GRANJA LIMPA" e importação dos primeiros exemplares da Raça Wessex e Hampshire no Brasil em conjunto com a Café do Paraná, Período Com ampla expansão da empresa com vendas no mercado nacional e internacional.

1994

Construção da Unidade de Teste de Granja com capacidade para avaliar 3500 reprodutores por ano e início dos Testes de Granja. Início da avaliação genética de animais para características reprodutivas e de desempenho no Teste de Granja pela Metodologia de Modelo Animal (BLUP).

1995

Pioneira no Brasil na importação de reprodutores da Raça de Pietrain com sucesso na produção dos animais. Aquisição de material genético de Landrace Norueguês do Núcleo de Melhoramento Genético da Sadia S/A.

1996

Inicia-se o uso de engenharia molecular para auxiliar no Programa de Melhoramento Genético Animal na identificação de animais Landrace, Large White e Duroc portadores do Gene Halotano e erradicação desses animais do plantel. Início de produção de suínos das três raças livres do gene Halotano causador do estresse.

1998

Aquisição do material Genético do extinto Núcleo de Melhoramento Genético da Cooperativa Sudcoop (FRIMESA).

2000

Início da produção e multiplicação de Fêmeas F1 de suínos, do cruzamento recíproco entre Landrace e Large White.

2003

Aquisição do material genético do extinto Núcleo de Melhoramento Genético de Suínos da Cooperativa Central Aurora.

2004

Início da produção e multiplicação de Machos Suínos Híbridos Terminadores.

2008

Desenvolvimento e comercialização de novos produtos híbridos de Linhas Genéticas de Macho e de Linhas Genéticas de Fêmeas.

2017

Firma-se contrato com a EMBRAPA Suínos e Aves passando a ser Multiplicadora dos machos MS-115.